sexta-feira, 25 de abril de 2025
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O Nardo
Quando Maria de Betânia quebrou sua jarra de alabastro com nardo (João 12:3) e banhou os pés de Jesus com o óleo, ela também queria apenas o melhor para definir seu amor por Ele. Especula-se que essa jarra possa ter sido o dote ou a herança de Maria. Em outras palavras, esse frasco de unguento de nardo pode ter sido tudo o que ela tinha de valor, e ela o derramou sobre Ele. Seu presente extravagante é um retrato do tipo de oferta que se espera de cada um de nós. Somente o melhor era digno de seu Senhor, e ela estava disposta a dar tudo como um ato de adoração. O mesmo deve acontecer conosco (veja Números 18:29).
Quando Judas repreendeu Maria por desperdiçar um unguento tão precioso (João 12:4-5), Jesus o silenciou: "Deixa-a em paz; pois ela o guardou para o dia da preparação do meu corpo, para o meu sepultamento" (João 12:7). Somente Jesus realmente entendia o que estava dizendo. Ele sabia que em poucos dias seria preso, julgado e crucificado. É bem possível que, ao sentir o chicote dilacerar Sua carne, ao sentir os pregos perfurarem Suas mãos e pés, Ele também pudesse inalar a fragrância daquele presente de nardo e se lembrar por que estava fazendo aquilo. O presente de Maria pode tê-lo fortalecido e encorajado, mesmo durante Sua terrível provação, pois o forte aroma ainda se agarrava à Sua pele. Maria não sabia disso no momento em que ofereceu seu valioso presente, mas ela foi a primeira a ungir o Filho de Deus quando Ele se tornou não mais apenas o professor deles, mas o sacrifício final pelos pecados do mundo (João 1:29; 2 Coríntios 5:12)
Generosidade e harmonia
O doce fruto da harmonia
Até hoje, os figos são comuns em toda a Terra de Israel e são valorizados mais do que outras frutas como símbolo de generosidade.
O fruto é doce e a copa ampla da figueira é uma das melhores fontes de sombra sob o sol quente do Oriente Médio.
Não admira que, na Bíblia, a maior expressão de paz e segurança seja que cada homem se sente “debaixo da sua figueira” (1 Reis 4:25).
Chã de hortelã
A hortelã ( Mentha longifolia ) ou hortelã-cavalo
Considerada por muitos estudiosos judeus como a hortelã referenciada por Jesus em Mateus 23:23 e Lucas 11:42 em Seu discurso com os fariseus.
Assinar:
Postagens (Atom)